Quem veio primeiro: a Mostarda ou Ketchup?

capa_ketchupmostarda
  • Ketchup

O ketchup tem como sua possível origem a China que utilizava um molho de peixe chamado ‘ke-tsiap’. Mas foi só através dos viajantes do século XVII que esse molho foi levado à Europa e descoberto pelas civilizações ocidentais.

Mesmo sendo utilizado na Europa o famoso molho só chegou na América cem anos depois onde foi modificado pelos americanos que acharam que acrescentando tomates à receita original, ficaria bem melhor.

Porém, apenas em meados do século XIX é que realmente chegaram a consistência que conhecemos hoje: um molho de tomates condimentado e adocicado ideal para lanches e outros acompanhamentos.

 

  • Mostarda

A sementinha da mostarda é tão antiga que há mais de dois mil anos já são utilizadas pelos povos da Índia.

Exploradores do século XV faziam questão de levá-las em suas viagens ao redor do mundo, difundindo a mostarda que os franceses usavam como fina especiaria desde o ano 800 d.C.

Muitas passagens históricas citam a semente no Alcorão e em textos judaicos, este último comparando o mundo ao tamanho de uma semente de mostarda, mostrando o quão insignificante é tudo isso, nos ensinando o valor da humildade.

Sendo assim, podemos concluir que a mostarda já existia bem antes da invenção do ketchup… pelo menos a semente!

 

 

One Response

  1. Está escrito na bíblia sobre a mostarda jesus mesmo diz quem tiver fé como um grã de mostarda por isso para vcs do site nota 10

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.