As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo

capa_cores

Aprendemos na escola sobre as cores primárias, cores secundárias e até aprende-las em outra língua que além de deixar nossa visão do mundo muito mais agradável, elas são um campo de estudo extremamente fértil. Veja alguns casos culturais, já outros fisiológicos:

  • O azul e verde são a mesma cor, para algumas culturas

Aqui no Brasil estamos acostumado que o sinal verde seja para “SIGA”, acontece que no japão as cores azul e verde são usadas para o mesmo significado, historicamente os japoneses realmente não desenvolveram uma distinção entre as cores.

  • O tom de marrom já foi feito de pessoas

Os pigmentos são feitos a partir de uma variedade de matérias-primas que incluem desde minerais a plantas e até corpos esmagados de insetos. E segundo alguns estudos o tom de marrom era especialmente popular: o “marrom múmia”. Isso fazia parte de um comércio bizarro de múmias que ocorreu no final da Idade Média, quando múmias do Egito foram exportadas para a Europa para serem usadas para uma variedade de fins medicinais.

  • Nós vemos cores inexistentes

Temos uma ferramenta limita, os olhos, que através da luz vemos e enxergamos as cores, pois há três tipos de cones em nossas retinas respondem a diferentes faixas de comprimentos de onda, e é a combinação de respostas desses cones que faz com que nosso cérebros perceba cores específicas ainda contando com a interpretação e/ou tradução dessa ação. As chamadas “cores impossíveis” são as máscaras que deveriam ser impossíveis de perceber sob condições normais de iluminação, e incluem uma cor que existe entre o azul e o amarelo e algo que existe entre o verde e o vermelho.

  • Bege

Um grupo de astrônomos decidiu pegar a luz de todas as estrelas no universo e colocá-las todas juntas em uma caixa para ver qual era a cor do universo e a resposta foi bege.
Sim, o universo é bege e os cientistas que fizeram este trabalho eventualmente entraram em acordo sobre o nome que esse tom de bege do universo deveria ter: “latte cósmico”.

  • Ciano é tudo

A cor de uma família de organismos chamados cianobactérias, é ciano. Primeiro saiba que as cianobactérias podem fixar o nitrogênio, o que significa retirá-lo do ar e torná-lo disponível para outras formas de vida usarem. Em segundo lugar, a partir de alguns bilhões de anos atrás, as cianobactérias encheram a atmosfera com oxigênio, aquele gás que usamos todos os dias para viver.

  • Existem pessoas que podem ver 99 milhões de cores

Existem algumas pessoas que são chamadas de tetracromatas, podem ver cerca de 100 milhões de cores, pois têm quatro tipos de cones diferentes em seus olhos, e cada um desses cones confere a capacidade de perceber cerca de uma centena de tons. Fazendo o cálculo das possibilidades de combinações, chegamos a essa quantidade inimaginável de tons.

Fonte: Cracked

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.