Como combater a sinusite

post-6

A sinusite afeta já muitas pessoas por todo o mundo, e tem vindo a aumentar imenso nos últimos anos. A popularmente conhecida por sinusite, tem o nome de infeção nos seios peri-nasais, e por vezes afeta as pessoas de forma aguda ou crônica, causando dores intensas tanto na cabeça como na face.

Os ossos ao redor do nariz, dos olhos e das bochechas possuem membranas que produzem muco, com a função de aquecer e hidratar o ar inalado, além de filtrar germes e bactérias. Entretanto, em algumas situações, esse muco pode se acumular na região dos seios nasais e se infeccionar, causando as dores associadas à sinusite.

combater_sinusite

Causas e sintomas da sinusite

Algumas das possíveis causas da sinusite são alergias como a rinite, irritação causada pelo tabaco ou pela poluição, inflamação nos dentes, mudanças bruscas de temperatura, infecções fúngicas e sintomas da gripe e resfriados. O consumo excessivo de lacticínios, como queijos, leite e iogurtes, também pode desencadear crises em algumas pessoas, bem como o ambiente das cabines dos aviões.
Entre os sintomas das infecções nos seios nasais, podemos citar as fortes dores de cabeça, a sensibilidade na face, a perda do sentido de olfacto, cansaço, mal estar geral, congestão, secreção nasal e até febre.
A sinusite aguda pode surgir depois de um resfriado ou gripe que demora a melhorar, e costuma durar no máximo 4 semanas. No entanto, se você sofre com a sinusite crónica, cujos sintomas podem durar até 3 meses, é importante consultar um médico para procurar as melhores alternativas de tratamento.

Como tratar a sinusite de forma natural

Existem medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos que podem ajudar a tratar este tipo de infecção, mas, principalmente para quem sofre com ela constantemente, é possível também fazer uso de remédios caseiros e naturais para complementar o tratamento. Mostraremos aqui quais são algumas das opções.

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água, caldos e chá quente. Esses fluídos irão ajudar a dissolver o muco e drená-lo das áreas inflamadas da face. Evite o consumo de álcool, cafeína e bebidas artificiais com açúcar adicionado, já que eles contribuem para desidratar o organismo e podem fazer com que o muco se torne mais espesso, bloqueando ainda mais as vias já inflamadas. Evite também o cigarro, que pode intensificar os sintomas da sinusite.

Dieta balanceada

Se estiver com uma infecção nos seios nasais, mantenha uma dieta equilibrada e coma com moderação. Evite refeições exageradas e priorize o consumo de grãos integrais, feijão, lentilha, sopas e vegetais cozidos.
Reduza a ingestão de alimentos capazes de formar muco, como a farinha refinada, ovos, chocolate, comidas processadas, açúcar e lacticínios.

Inalação de vapor

Para ajudar a dissolver o muco, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ou hortelã a um recipiente com água quente. Coloque o rosto próximo da água e tampe a cabeça com uma toalha, prendendo o vapor que deve ser inalado para atenuar os sintomas.
O mesmo princípio pode ser aplicado fazendo uso de um umidificador, com algumas gotas de óleo essencial.

Vinagre de maçã

Um dos ingredientes naturais mais conhecidos por suas propriedades benéficas para a saúde, o vinagre de maçã, também pode ser útil no combate à sinusite. Acrescente duas ou três colheres a um copo de água quente ou chá e beba três vezes ao dia, para diluir o muco e aliviar a congestão.
Você pode adicionar um pouco de mel ou adoçante para obter um sabor mais agradável.

Água com sal

Se você sofre com a sinusite de forma constante, vale a pena comprar um Nasal pote. Este instrumento simples ajuda a limpar a cavidade nasal, dissolvendo o muco e proporcionando um alívio quase imediato para quem sofre com dores nos seios nasais.
Adicione uma colher de chá de sal a dois copos de água e coloque a solução no Nasal pote. Mantenha-se sobre a pia ou no chuveiro e posicione a ponta cónica em uma das narinas. Incline a cabeça e deixe a solução cair, entrando por uma narina e saindo pela outra.

Raiz de açafrão e gengibre

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, contém um anti-inflamatório natural e é rico em antioxidantes importantes para o organismo.
Ele pode ser combinado com o gengibre e fervido para preparar um chá capaz de combater a sinusite. Suas propriedades permitem soltar o muco de passagens nasais bloqueadas, aliviar a pressão nos seios nasais e proporcionar uma sensação de bem estar geral.

Fonte: Altamente

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.