Como treinar seu cérebro para preferir alimentos saudáveis

capa_comersaudavel

Sim, é possível treinar possível treinar o cérebro a preferir alimentos saudáveis, segundo estudos recentes.

Susan B. Roberts, da Universidade Tufts, nos EUA, explica que “este condicionamento acontece ao longo do tempo em resposta a comer – repetidamente – o que está lá fora no ambiente alimentar tóxico”.

Estudaram o sistema de recompensa em treze homens e mulheres com sobrepeso ou obesos – oito dos quais eram participantes de um novo programa de perda de peso projetado por pesquisadores da Universidade de Tufts, e cinco que estavam em um grupo de controle e não foram incluídos no programa.

Ambos os grupos fizeram uma tomografia no início e no final de um período de seis meses. Entre os que participaram do programa de perda de peso, as varreduras do cérebro revelaram alterações em áreas do centro da recompensa associada ao aprendizado e dependência. Depois de seis meses, essa área aumentou a sensibilidade para alimentos saudáveis​​, de baixas calorias, o que indica um aumento da recompensa e prazer relacionados a hábitos alimentares mais saudáveis​​. A área também mostrou diminuição da sensibilidade aos alimentos não saudáveis e ​​com muitas calorias.

Os autores sugerem que várias características do programa de perda de peso foram importantes, incluindo a mudança de comportamento e menus com alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.

Fonte: Medical Xpress

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.