Contatos que fazem bem a saúde

capa_coisasfeliz

Manter o contato seja ele físico ou emocional faz bem a saúde, veja alguns deles:

  • Massagem

Massagens ajudam a relaxar. Os músculos massageados relaxam, a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial elevada cai, e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse praticamente caem. Recentemente, pesquisadores mediram a função imunológica em adultos saudáveis que receberam uma massagem de 45 minutos. Os massageados tinham mais glóbulos brancos, incluindo as células que “matam” invasores, e ajudam o corpo a combater vírus e bactérias, e menos tipos de citoquinas inflamatórias associadas a doenças autoimunes.

  • Abrace

Abraçando você inunda seu corpo com ocitocina, o “hormônio do amor”. Este hormônio faz com que as pessoas se sintam mais seguras e confiarem nos outros, além de reduzir os níveis de cortisol e o estresse. Mulheres que recebem mais abraços de seus parceiros têm níveis mais altos de ocitocina e pressão arterial e frequência cardíaca baixas. E nem precisa ser de um parceiro: um abraço de qualquer pessoa que você goste funciona.

  • Andar de mãos dadas

Pesquisadores descobriram que andar de mãos dadas com quem se ama é extremamente calmante. Foi o resultado de uma pesquisa onde administraram ressonância magnética funcional em 16 mulheres casadas. Eles “mentiram”, dizendo que elas poderiam sentir um leve choque. A ansiedade resultante fez com que a atividade cerebral das mulheres “enlouquecesse”, mas quando as mulheres deram as mãos a um dos pesquisadores, essa resposta de estresse diminuiu, e quando elas seguraram as mãos de seus maridos, realmente se acalmaram. Quando você está em um relacionamento feliz, apertar as mãos do parceiro reduz a atividade relacionada ao estresse em uma área do cérebro chamada hipotálamo, o que reduz os níveis de cortisol no sistema, assim como na parte do cérebro que registra a dor, realmente diminuindo-a.

  • Namore

Durante o ato de namorar que envolve total contato corporal, nós “exalamos” ocitocina e endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem, especialmente emocionalmente. As pessoas que têm relações sexuais uma ou duas vezes por semana têm 30% mais imunoglobulina A na saliva, que combate infecções.

  • Cuide de seu animal de estimação

Se você é proprietário de um animal de estimação, com certeza fica menos tenso quando o faz  um carinho. De fato, pesquisas mostram que a pressão arterial das pessoas cai quando eles cuidam de seus cães. Acariciá-los também melhora a função imunológica e alivia a dor, ou pelo menos a percepção da dor. Portanto, não resista quando seu cãozinho lhe rondar querendo atenção: no mínimo, vai fazer muito bem para você.

 

Fonte: CNN

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.