Como Reagimos ao Parar de Fumar?

Como-Reagimos-ao-Parar-de-Fumar

20 minutos – Pressão arterial e freqüência cardíaca voltam ao normal.
8 horas – (CO) e (O2) voltam ao normal.
24 horas – Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio.
48 horas – Terminações nervosas começam a se regenerar.
72 horas – Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar.
2 a 3 meses – Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar toma-se mais fácil).
1 a 9 meses – Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física.
1 ano – O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual.
5 anos – A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar – é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também.
10 anos – A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago

VOCÊ SABIA?

– A fumaça do cigarro contém Urânio, Plutônio, Tório e Polônio-210 (e mais outras 60 substâncias também radioativas). Fumar um maço de cigarros diariamente equivale aproximadamente, a uma radiografia por dia.

– Dois cowboys que faziam a propaganda do Malboro, ironicamente, morreram de Câncer do Pulmão.

– A nicotina presente no cigarro é utilizada como inseticida há, aproximadamente, 300 anos. Essa mesma nicotina que é tragada pêlos fumantes é a responsável pelo vício.

– Pesquisas atuais demonstraram que o vício causado pelo cigarro é semelhante ao vício causado por outras drogas, como cocaína ou heroína e que o abandono do cigarro é tão difícil quanto à das demais drogas.

– Quem nunca fumou ou não fuma há muito tempo, ao fumar apresenta os sintomas de uma intoxicação: tontura, náuseas, tosse, etc. Caso a pessoa insista em fumar esses sintomas desaparecem. Desse ponto em diante, o vício e todas as suas complicações são quase inevitáveis.

– A quantidade de cigarros ninados por dia é proporcional ao risco de se ter Câncer. Isso quer dizer que, se a pessoa fama de 1 a 9 cigarros diariamente, ela tem 5 vezes mais chance de ter Câncer do que um não-fumante, enquanto alguém que fama mais de 40 cigarros por dia tem uma chance 20 vezes maior que um não-fumante.

– Os fumantes passivos também têm chance de adquirir a doença, sendo que 25% a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13% a 37% dos homens não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.

– 80 mil pessoas morrem no Brasil precocemente, a cada ano, em decorrência de doenças devidas ao tabagismo. Uma média de 10 pessoas por hora.

– 22 anos de vida é o que perdem as pessoas que fumam a vida toda, segundo cálculos da Organização Mundial de Saúde.

– 90% das mortes por câncer no pulmão são provocadas pelo fumo, que também é responsável por 85% das mortes por doenças pulmonares como enfisema.

– 25% das mortes provocadas por doenças coronarianas (infarto, por exemplo) e cérebrovasculares (como derrame) são provocadas pelo fumo.

ALGUMAS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS CONTIDAS NOS CIGARROS

– Amônia (NH3): Produto usado em limpeza de azulejos. É corrosiva para o nariz e para os olhos. Vicia. Facilita a absorção de nicotina pelo organismo.

– Propilenogoglicol (CaHgO2): Usado em desodorantes. Faz a nicotina chegar ao cérebro. Também utilizado como umectante para hidratar o tabaco.

– Acetato de chumbo [PB (CH3CO2)2]: Presente na fórmula de tinturas para cabelo, como o Grecin 2000. Cancerígeno e cumulativo no organismo. Banido da gasolina.

– Formol (CHzO): Conservante de cadáver. Nos vivos, provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrintestinais.

– Pólvora: Libera partículas cancerígenas quando queimada. Facilita a combustão do cigarro e a produção de uma fumaça suave. Provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias.

– Methoprene: Inseticida usado em antipulgas. Provoca irritações na pele e lesões no aparelho respiratório.

– Cádmio (Cd): Usado em pilhas e baterias. Metal altamente tóxico e cumulativo no organismo. Causa danos nos rins e no cérebro. Corrói o trato respiratório, provoca perda de olfato e edema pulmonar. Leva até 20 anos para ser expelido.

– Naftalina (C1OH8): É usado para matar baratas. Gás venenoso sintetizado em forma de bolinhas. Provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, transtornos gastrintestinais e anemia.

– Fósforo (P4 ou P6): Usado na preparação de veneno para ratos, como o Racumin.

– Acetona (C3H6O): Usado em removedor de esmalte. Entorpecente e inflamável. Irrita a pele e a garganta, dá dor de cabeça e tontura.

– Terebintina: Usado para diluir tintas a óleo e limpar pincéis. Tóxico extraído de resina de pinheiros. A inalação irrita olhos, rins e mucosas. Pode provocar vertigem, desmaios e danos ao sistema nervoso.

– Xileno (C8H10): Presente em tintas de caneta. Inflamável e cancerígeno. A inalação irrita olhos, causa tontura, dor de cabeça e perda de consciência.

– Butano (C4H10): Gás de cozinha. Mortífero e altamente inflamável. Quando inalado, substitui o oxigênio no pulmão e é bombeado para o sangue. Causa falta de ar, problemas de visão e coriza.

8 Respostas

  1. ASTROMAGNEZIO disse:

    ___~~ CIGARRO MATA

  2. G! disse:

    É horrivel pensar que algumas pessoas sao “obrigadas”a”continuar ingerindo esse monte de veneno(me refiro aos idosos pois antigAmente o cigarro era uma forma expresao cultural, como tatuagens e pircings).

  3. Paulo disse:

    fumar só quando igere bebida é prejudicial a saúde?

  4. Mari disse:

    Nossa! :/
    Como é possível que um produto com essas substâncias seja vendido legalmente no mundo todo?
    São tantos os jogos de interesses… ninguém se interessa mesmo pelos seres humanos, nem eles mesmos.

  5. elvis disse:

    depois de tudo isso só não entendoporque a oms e governo não colocam regras mais rigidas na fabriação do cigarro, é tanta picaretagem, é correio entrando em greve e prejudicando a populaçao com os juros nas faturas dos cartoes, governo omisso, bancarios e policia entrando em greve, certo estava o renato russo quando criou a musica que país é esse ???

  6. Valdeci disse:

    Os governantes juntamente com as ONGS, deveriam oferecer meios alternativos de sobrevivência às pessoas que dependem da fabricação do cigarro.
    E determinar parte dos lucros das companhias no tratamento de usuários con doenças em estado cronico causadas pelo fumo.

  7. jefferson disse:

    o poir de tudo é que pessoas que nem fumam sofrem com esses problemas os “não fumante ” porque acabam inalando mais toxícos do que quem tá fumando … eu odeio quando o meu pai vem falar pra mim não beber,não fuma que isso faz mau,e ele que fuma pra caralho que moral ele tem pra dizer isso,eu não sei o que leva uma pessoa a fumar sabendo de todos esses ricos são um bando de f..d..p !!

  8. carlos disse:

    se é prejudicial havia de se proibir a venda nao?

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.