Tudo que você precisa saber sobre o soluço

2dth96bj

Hoje mesmo no período da manhã estive com soluços. E fiquei pensando, O QUE É SOLUÇO? Rapidamente pesquisei no tão acessado “oráculo” e eis que risco essa dúvida.

O soluço resulta de um estímulo involuntário de músculos relacionados com a respiração, principalmente o diafragma (calota muscular que divide o tórax do abdômen), levando a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório.

Na grande maioria das vezes o soluço causa não mais do que um desconforto com duração de poucos minutos. No entanto, certas vezes, os soluços podem permanecer por várias horas ou dias, levando a busca de atendimento médico.

Não há riscos conhecidos relacionados à permanência dos soluços, mesmo por grandes períodos de tempo.

Apesar de não haver um mecanismo conhecido para o início de um episódio de soluço, certas situações são descritas como causas corriqueiras de soluço.

Alguns exemplos são:

  1. distensão gástrica pela ingesta de bebidas com gás;
  2. deglutição de ar ou alimentação em grande volume;
  3. mudanças súbitas de temperatura de alimentos ingeridos ou mesmo da pele (sauna-ducha gelada),
  4. Gargalhada.

Situações de soluços persistentes ou recorrentes já foram relacionadas a mais de uma centena de causas.

  • Causas neurológicas:
    Traumatismo (acidentes de carro), acidente vascular cerebral (“derrame”), tumor cerebral.
  • Causas metabólicas:
    Insuficiência renal com altos níveis de uréia sangüínea, respiração rápida levando a diminuição de dióxido de carbono no sangue, excesso ou falta de íons (K, Na, por exemplo).
  • Estímulo direto ao nervo vago:
    Objetos acidentalmente introduzidos no ouvido, aumento da tireóide, tumores no trajeto do nervo vago na cabeça, pescoço, tórax ou abdômen, pneumonias, infarto, esofagite, hepatites e pancreatites.
  • Causas cirúrgicas:
    Anestesia geral e estado pós-anestésico.

Muitas vezes a causa do soluço não pode ser descoberta.

Como se trata?
Algumas manobras podem ser úteis na resolução de quadros agudos e benignos de soluço. Entre elas estão a tração da língua, elevação da úvula (“sininho” da garganta) com uma colher, ingesta de uma colher de açúcar, trancar a respiração, assoar o nariz, dobrar as pernas sobre o abdômen, inspiração rápida (como ocorre quando levamos um susto) e alívio da distensão abdominal por eructação (arroto) ou sonda nasogástrica.

Quando o soluço chega a motivar procura de assistência médica, geralmente já está presente há pelo menos várias horas ou dias. Nesse caso, as causas acima mencionadas de soluço persistente devem ser investigadas.
A ordem da investigação será orientada pela presença ou não de sintomas concomitantes ao soluço que possam indicar uma causa.
A avaliação inclui um exame neurológico detalhado, seguido de exames básicos de sangue e radiografia de tórax. Não sendo encontrada a causa e permanecendo com o sintoma, a avaliação prossegue com tomografias de crânio, tórax e abdômen, ecocardiografia, broncoscopia e endoscopia digestiva.

Se uma causa é descoberta, o tratamento deve ser direcionado à causa. Se não é descoberta ou se o tratamento não é possível, certas medicações, geralmente de natureza sedativa podem ser usadas. Pela sua natureza, essas medicações sempre exigem avaliação específica do caso em questão e prescrição médica.

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?399

19 Respostas

  1. thaisa disse:

    adorei saber sobre o soluço sobre como se trata
    disso bom saber como vc contem o soluço parabens para que fes esse testo interesante acho que sò
    ate+

  2. regina disse:

    o meu marido esta com soluço a oito dias.

    Já foi em varios médicos e fez todos os exames solicitados so esta faltando a Tomografia

    Soluça 24 hs e até o momento nenhum remédio consegui parar.

  3. NILTON disse:

    Já tive quatro crise de soluço, com diferença de uma para outra dois anos, e grealmente acima de quatro dias, já passei sete dias com soluçao, nunca foi descoberto a causa.

  4. maria disse:

    faz mais de um mes q meu filho teve soluço, fui ao medico passou um remedio e o soluço passou, so q ele tem gatrite, e era pra remedio ser dado por 28 dias, comprei uma caixa de 14e dei e o soluço passou, depois de uns cincos dias eu fui continuar o tratamento e comprei outra caixa de 14 e continuei o tratamento, so qmeu filho começou em um dia no outro dia comeu brigadeiro, lazanha, suco de acerola, e ai comçou o soluço novamente, passa um momento depois volta e ja esar com tres dias, e como ele tomar remedio de nervo, pq ele tem problemas eu queria uma explicçao..te agradeço atencipadamente abaços maria

  5. Antonio Sérgio disse:

    O meu pai pela segunda vez esta tendo crise de soluço a primeira vez durou oito dias e após ter dado um sedativo parou, agora voltou e ja esta com 13 dias e ja não fez efeito o sedativo e nem as manobras tradicionais, gostaria de saber como proceder agora.

  6. AGUINALDO disse:

    faz 5 dias que estou solusuçando já fui ao medico tomei remedios e chas e nada do soluço pasar.

  7. Osias disse:

    Tive há 6 meses atrás um crise de soluço que durou 7 dias, foi ao médico e ele me deu um cedativo e fique bom. Mais já tem 2 dias que voltei a ter soluço, e não sei a causa.

  8. jade disse:

    meu namorado
    soluça ha dias e nao para, as vezes passa mais volta novamente.
    nao tinhamos noçao da seriedade do que é soluçar durante horas.

  9. Naiara disse:

    Adorei esta pesquisa bem construtiva muito interessante msm!
    Vcs estão de parabéns! pq hj em dia na net tem mt bobagens etc..

  10. manuela disse:

    meu sogro vem tendo soluço o noite toda nos sabemos mas o quer fazer me ajude

  11. erik disse:

    Estou soluçando a 2 dias e não aguento mais. E eu que pensei que sogra era a pior coisa do mundo.

  12. sma disse:

    isma
    26 de novembro de 2010
    meu pai soluça há dias,está tomando um remédio na hora que toma o remédio o saluço passa más volta novamente.

  13. Eduardo disse:

    estou com soluço a dois dias e o mesmo não para estou descofiado que foi a sauna que peguei e tomei banho frio vou esperar mais um dia para ver se para ja que tem varios relatos de que soluço durou dias

  14. NANDA disse:

    oi, meu filho tem 7 anos, e por varias vezes ele esteve com crises de soluços, sempre que estava em crise eu colocava ele para dormir e passava, hoje ele começou com a crise, dei um banho nele e coloquei ele para dormir, ele dormir mas o soluço continuou. Então acordei ele e dei um copo de leite morno e o soluço passou. ele chega a ficar de 6 a 8 horas soluçando, é ruim pois ele reclama de dores no torax, fica cançado e irritado. Preciso de ajudas, é muito ruim vê-lo sofrer sem poder fazer nada.

  15. gilson disse:

    ja estou soluçado a 2 dias, e nao sei como faser isso para. O que eu tenho que fasert?

  16. Bia disse:

    eu tenho uma dica para o soluço passar e fuciona confesso q é idiota mais cerve mesmo!

    1. encha um copo com água
    2.de um gole e diga soluçinho soluçinho vai em bora se ñ a água te pega.repita isso três vezes e pronto!!!!kkkk

  17. meu sogro estava com soluço , a solução foi tomar um suco de laranja sem agua e morno, foi tiro e queda ele ficou bom mesmo….. forte abraço……PESSOA

  18. CARLOS EDUARDO APPARICIO FILHO disse:

    Estou com soluço a 3 dias após ter feito uma cirurgia de simpatectomia me deram anestesia a mais pois eu reclamava de dor, pelo menos foi isto que me disse o médico e agora não paro de soluçar ! me receitaram varios remédios mais não para oquê devo fazer ? vai acabar ?

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.