Dente no cérebro, é possível???

capa_dentecérebro

Nada normal saber que um bebê tem um dente dentro do seu cérebro, até mesmo aos médicos, ficaram impressionados.

Um médico percebeu que um bebê de 4 meses de idade, de Maryland (Estados Unidos), tinha um crescimento anormal na sua cabeça. Suspeitando de um tipo extremamente raro de tumor no cérebro, resolveu fazer uma tomografia da criança, e lá estava uma massa que se parecia muito com dentes.

Diante do diagnóstico o bebê foi submetido à cirurgia cerebral para a remoção da massa.

Durante o procedimento, os médicos retiraram não um, nem dois, mas vários pequenos dentes.

Foram feitos diversos exames e mostraram que a criança desenvolveu um craniofaringioma, uma forma de tumor benigno extremamente rara que pode crescer até o tamanho de uma bola de golfe. Esses tumores são mais diagnosticados em crianças de 5 a 14 anos, e são raríssimos em crianças com menos de 2 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Segundo a Dra. Narlin Beaty, neurocirurgiã da Universidade de Maryland, afirma que pesquisadores sempre suspeitaram que esse tipo de tumor se formam a partir das mesmas células envolvidas no processo de formação dos dentes. Mas, até então, os médicos nunca tinham ouvido falar em dentes de verdade nesses tumores. Em contraste, o craniofaringioma possui apenas uma camada de tecido, o que justifica a raridade da ocorrência.

Infelizmente o procedimento deixará sequelas, porque, no caso deste bebê, o tumor destruiu algumas conexões do cérebro que seriam as responsáveis por liberar certos hormônios. De acordo com a Dra. Beaty, ele terá que receber tratamentos hormonais para o resto da vida.

Fonte: Live Science

2 Respostas

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.