Fazer 30 ou 60 minutos de exercício tem o mesmo efeito

capa_30e60

Segundo um estudo dinamarquês, trinta minutos de exercícios diários são tão efetivos na redução de peso e de massa corporal quanto 60 minutos.

A pesquisa, feita por especialistas acaba de ser publicada na revista científica “American Journal of Physiology”.

Durante 13 semanas, a equipe da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (Universidade de Copenhague) monitorou 60 homens obesos, porém saudáveis, que tentavam melhorar sua condição física.

Enquanto se exercitavam, os dois grupos usavam um medidor de batimentos cardíacos e um contador de calorias onde metade dos participantes seguiu um programa de uma hora de exercícios diários e a outra metade fez apenas meia hora de exercícios.

Os resultados do experimento surpreenderam a equipe dinamarquesa: em média, os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios diários perderam 3,6 quilos em três meses. Os que fizeram uma hora de exercícios, no entanto, perderam apenas 2,7 quilos.

Os participantes queriam mudar seu estilo de vida com a ajuda dos exercícios, e durante o período de duração do estudo, foram acompanhados de perto por especialistas em saúde interessados em questões como o equilíbrio energético, resistência à insulina e presença de hormônios no sangue.

Etnólogos também participaram do estudo para tentar entender as barreiras culturais associadas ao exercício e à mudança em hábitos arraigados.

Em outro estudo britânico noticiado recentemente pela BBC Brasil, pesquisadores da University College de Londres concluíram que fazer duas horas e meia de exercícios moderados por semana, mesmo quando a pessoa adota a prática na meia idade (entre os 40 e os 50 anos de idade) já é suficiente para proteger a saúde do seu coração.

2 Respostas

  1. francilda disse:

    não comcordo. acho que depende da facilidade ou da dificuldade que a pessoa tem de emagrecer.

  2. Luiz P. disse:

    Aos que não entenderam, estudem um pouco de Fisiologia e entenderão… Faz todo sentido, a queima calórica esta associada a frequencia cardiaca e não ao tempo de exercicio.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.