Flavonoides podem reverter perda de memória causada por idade

post-1

Para comprovar a então descoberta, um estudo que foi conduzido pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, tratou de pessoas com a idade em idosos saudáveis. Pesquisadores contaram com a ajuda da empresa de alimentos Mars Incorporated, que também apoiou financeiramente, em parte, o estudo. A qualidade de vida e da memória na idade adulta não se altera tão presente até os cinquenta ou sessenta anos diferente do comprometimento da memória muitas vezes devastador que ocorre com a doença de Alzheimer.

O que é Flavonoides?

É um componente encontrado no chocolate e que pode reverter o quadro de perda de memória. Os cientistas testaram se compostos chamados flavonoides de cacau podiam melhorar a função desta região do cérebro. São 37 voluntários saudáveis com idades de 50 entre 69 anos. Um grupo receberam uma dieta rica em flavonoides na quantidade de 900 mg de flavonóis um dia e outro numa dieta baixa, com apenas 10 mg por dia, num mesmo período para ambos os grupos, três meses. Ao finalizarem a pesquisa, um dos autores do estudo, Adam M. Brickman, explicou: “Quando fotografamos os cérebros dos nossos sujeitos de pesquisa, encontramos melhorias notáveis na função do giro denteado naqueles que consumiram a bebida de cacau com mais flavonoides”.

Já o grupo da dieta rica em flavonoides também teve um desempenho significativamente melhor no teste de memória, segundo o Scott A. Small, autor sênior da pesquisa disse: “Se um participante tinha a memória típica de uma pessoa de 60 anos de idade no início do estudo, após três meses, tinha a memória típica de uma pessoa de 30 ou 40 anos de idade”. Os resultados ainda precisam ser replicados em um estudo maior para serem confirmados e a equipe de pesquisa já está planejando isso.

A descoberta é promissora, mas antes que começamos a comer chocolate a todo momento, os pesquisadores advertem que o produto usado no estudo não é o mesmo que se vende nas lojas e mercados, logo eles não recomendam um aumento no consumo de chocolate numa tentativa de obter este efeito, já que a maioria dos métodos de processamento de cacau removem muitos dos flavonoides encontrados na planta crua. Flavonoides não são encontrados só no cacau, mas também podem ser vistos naturalmente em folhas de chá e em algumas frutas e vegetais.

Fonte: ScienceDaily

Tags:

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.