Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro

dro8ess1

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram novas imagens que deverão ser usadas em embalagens de cigarros. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco.

Segundo o Governo Federal, as fotos e mensagens foram selecionadas com base em um estudo sobre o grau de adversão que a campanha pode alcançar.

A pesquisa, feita entre 2006 e 2008, mediu a reação de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior). As novas imagens foram consideradas mais aversivas, na comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.

Os pesquisadores não incluíram imagens que funcionam como gatilhos para fazer o fumante ter vontade de fumar, como pessoas fumando, cinzeiros, isqueiros, cigarros acesos e embalagens do produto.

Entre as novas ilustrações, estão um bebê morto dentro de um cinzeiro, um coração que passa por cirurgia e é cheio de restos de cigarro e o cadáver de um tabagista. A campanha também alerta para o risco de infarto, de impotência e o envelhecimento precoce.

 

 

O estudo feito com jovens foi desenvolvido pelo Inca, em parceria com os laboratórios de neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estratégia

Dados do governo indicam que quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo buscar uma doença pediátrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para reduzir o número de fumantes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos nas embalagens.

A divulgação das imagens faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O governo afirma que houve redução da proporção de fumantes na população de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003.

 

O Ministério da Sáude informa que, a cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 200 mil vítimas. A dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.

No Brasil, em 17 municípios estudados, o percentual de estudantes de 12 a 16 anos que já experimentaram cigarros, e os números variam, entre meninos, de 53%, em Fortaleza, a 28% em Salvador; e entre meninas, de 54%, em Porto Alegre, a 26% em Salvador.

 

Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde
Campanha alerta para o risco de doenças causadas pelo tabagismo

18 Respostas

  1. Aline Blasco disse:

    Essas são as imagens mais chocantes que eu já vi em embalagem de cigarro. Continuo achando que não vai mobilizar os usuários, mas vale a intenção…

  2. PAULO disse:

    Gasta-se milhões em campanhas contra o cigarro, porque não proíbe de uma vez a fabricação e o comércio. Sairia bem mais barato e aí não precisariam inventar mais impostos para a saúde como a cpmf ou o que quer que seja….

  3. ana carolina B.o.chaves disse:

    eu gostei muito doque vcs estao fasendo mais eu acho que n e so isso a faser e sim almentar o preço do cigarro muito e ver no que vai dar

  4. ana carolina B.o.chaves disse:

    eu acho que vcs devem proibir por lei o cigarro pra n ficar gatando dinheiroa toa

  5. estela disse:

    INFELIZMENTE acabar n vai, devido a econimia que muit grande,os recursos os investimentos, mas continuar c essa campanha e essencial porque algumas pessoas vao se alto avaliar e concerteza deixara de fumar.

  6. Fernanda Ribeiro disse:

    Essa são uma das fotos mais horríveis que já vi em minha vida.
    Mas, talvez não dê muito certo. Pode ser que em algumas pessoas tenha efeito, mas em outras mais viciadas, o vicio vai falar mais alto.
    Infelizmente.

  7. sandra valeria disse:

    essas fotos sao muito chocantes,mas acho que deveria proibir de vez o uso do cigarro,assim acabaria de vez com as doenças e mortes no nosso pais.

  8. Bruna disse:

    Legais as fotos

  9. geliana disse:

    estou no 8ºano e tenho que fazer uma monografia e acabei por escolher falar sobre o tabagismo pois nunka pensei que fosse tão serio mais vendo essas imagens vejo como perdemos pessoas por causa dele!!como isso é horrivel precisamos concientizar as pessoas cada vez mais de como elas estão fazendo mal pra si mesmo comsumindo o cigarro.

  10. Mariana disse:

    Essas imagens são chocantes
    essa porcaria devia ser proibido !!
    vim aki para sber de informações sobre o meu trabalho e me do de cara com isso!
    Agora quero a resposta da minha pergunta
    pq ao inves de fikar gastando dinheiro com campanhas educativas pega e proibi isso?Quero a resposta

  11. Lucas disse:

    Simples porque os fumantes gastam bem mais do que essas propagandas antifumo,o dinheiro de impostos de cigarros altos vão tudo para o governo.

  12. eu gostei muito das fotos e achei uma boa ideia
    mas continuo achando q deveria ser proibido o uso do cigarro
    de vez ou então aumentar o preço para q ñ possam consumir

  13. isso e um abisurdo meus pais fumao 2 massos ror dia so tenho 20 anos morro na zona leste de sao paulo quero que acabe issono mundointeiro mas vejo purai que nao vai ser nada fasio vejo crinçaos com 2 anos fumando e as vezes ate choro por ve que crianças nacem mortas po que durante a chavides fumavam.

  14. cecaborba disse:

    o gonverno deveriao fecha as fabricas dos cigarros

  15. cecaborba de carpina pe. disse:

    o governo poderia e deveria fecha todas as fabricas de cigarro porque eesta matando muita gente no mundo inteiro por isso nao devia esiste cigarro.

  16. Ga disse:

    Tem uma coisa o número de tabagistas diminuiu porém, o número de drogados aumentou bastante. E todo mundo sabe que a droga também tem sérias consequências, além de causar problemas aos próximos, familiares…

  17. Cosmo disse:

    Paulo – Proibir o cigarro? Então, devemos proibir os veículos que não sejam da polícia, bombeiros, emergência, etc. Também devemos proibir as bebidas alcoólicas, que fazem pior do que matar: Fazem o marido chegar em casa e decer a porra na mulher e filhos. Devemos proibir o funk carioca também, que estimula os jovens a prostituição. Devemos proibir o voto obrigatório. Devemos liberar a menoridade para as cadeias, devemos tirar os privilégios na saúde, devemos também tirar as vantagens que os outros paises tem sobre os produtos do Brasil -ficamos somente com o resto se não sabe-, devemos tantas coisas. Agora me diga: Porque só devemos proibir o cigarro? Olha eu fumo, e estas imagens para a minha pessoa não valem de nada, assim como para a maioria dos fumantes. O governo é tão preguiçoso, que tenta amendrotar os fumantes com imagens feitas no paint. Fala sério, o correto é parar de gastar com propagandas vagabundas como estas, e começar a agir aonde realmente afeta a pessoa. Quanto mais propagandas criticando o cigarro eles fizerem, mais as pessoas iram se apegar. 70% dos jovens que experimentam drogas é devido a bela campanha da polícia, estou me referindo ao Proerd.
    Então amigo, usted antes de falar o que leu em algum gibi, deveria procurar se informar, os outros comentários eu não vou ler, porque é capaz de me dar câncer de tanta ignorância.
    Como diz aquele velho esopo: “Falar é fácil; difícil é fazer o que se diz.”
    Enfim, é isso aí.

  18. rosimara disse:

    eu gosto muito desta mudança de imagen de tabagista que realmente mostra a realidade queé o fim pior possivel de cada um e acredito que aus poucos varias pessoas stão caindo na realidade e estão diminuindo os fumantes e o mesmo deveriam fazer com bebidas alcoolicas

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.