Muito sal pode prejudicar seu coração

capa_sal

Segundo os pesquisadores australianos, 30 minutos é o suficiente para prejudicar o coração quando há muito sal na comida. E sim efeitos atingem até mesmo as pessoas com pressão arterial normal.

Para pesquisa, foram necessários 16 voluntários saudáveis e foi distribuído para 8 deles uma sopa de tomate com pouco sal e os outros oito a mesma refeição com muito sal.

Após a refeição foi aferida a pressão arterial, de todos. Enquanto o medidor desinflava, uma máquina ultra-som foi usada para avaliar o quanto os vasos sanguíneos se dilatavam quando o sangue voltava a circular.

Os que consumiram a sopa com elevado teor de sal dilatou aproximadamente metade do que as artérias daqueles que comeram a versão com baixo volume de sal. O experimento foi repetido invertendo-se o grupo que recebia a sopa salgada, e o resultado continuou o mesmo.

Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Kacie M. Dickinson, a grande suspeita é de que o sal, assim como a gordura, possa bloquear a liberação de óxido nítrico, quando o coração bombeia sangue pelas artérias.

Para os médicos, o estudo serve como um alerta: excesso de sal faz mal à saúde e, assim como tudo na vida, deve ser consumido com moderação

Fonte: msnbc.com

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.