O que é Ortorexia?

capa_ortorexia

Ortorexia é a preocupação exagerada com o que irá se alimentar, um transtorno em que acaba de entrar para o grupo da anorexia e bulimia. E não tem como a aparência preocupante.

Este transtorno foi identificado pelo médico americano Steven Bratman, em 1996, quando lançou o livro “Health Food Junkies” (Viciados em Comida Saudável), desde então mulheres e adolescentes, passaram a ser diagnosticadas com este no mundo inteiro. Hoje, a Organização Mundial da Saúde considera que 28% da população ocidental apresenta quadro de ortorexia nervosa.

  • O comportamento antisocial

A perda de liberdade e o isolamento social que mais chama a atenção entre as consequências danosas provocadas pela ortorexia, já que se trata de um prejuízo, às vezes, mais difícil de reparar do que qualquer dano físico ou nutricional, pois as dores de cabeça decorrente dos longos períodos de jejum, hipoglicemia e queda da imunidade também entram pra lista. Com corte absoluto de certos ingredientes da dieta, como a gordura, rica em vitamina lipossolúvel e reguladora de alguns hormônios.

  • Como evitar

Havendo um culto ao corpo perfeito e a publicidade  temos que ficar atentos ao comportamento de familiares e amigos, pois assim podemos melhor auxilar e evitar precocemente a doença.

Se quer fazer dieta, procure uma orientação de um profissional.

Fonte: Revista Marie Claire

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.