Os cinco sentidos – Quem leva a melhor? Humanos ou Animais?

capa_cincocentidos

O homem é um animal racional. Apesar de estudos já mostrarem que não é o único, mas temos que concordar que é o melhor de todos nesse sentido.

Porém, quando se trata de todos os outros sentidos, o homem deixa muito a desejar se comparado a outros animais.

Vamos conhecer as diferenças:

  • OLFATO

Não é a toa que os cães são treinados para rastreio de drogas, pessoas soterradas entre outros, pois a capacidade dos caninos em encontrarem o que procuram é de 75% de acerto. Veja o comparativo entre o home e outros animais:

HOMEM – 5 milhões de células olfativas
CACHORRO – 300 milhões de células olfativas
O MELHOR OLFATO: URSO – 4 Bilhões de células olfativas

 

  • AUDIÇÃO

Ninguém é páreo para os felinos no quesito audição. Gatos domésticos ouvem tão bem que sentem a presença de outros animais apenas pelas vibrações corporais. Quem tem um gato em casa sabe que o bichano sabe que o dono está chegando mesmo morando em apartamento.

HOMEM – 20 MIL HERTZ
GATO – 60 MIL HERTZ
A MELHOR AUDIÇÃO: BALEIA-BRANCA (OU BELUGA) – 123 MIL HERTZ

 

  • VISÃO

Ninguém poderia imaginar, mas o papagaio tem mais receptores de cor nos olhos do que um humano. Além dos normais ele possui ainda um ultravioleta e tudo para ele é bem mais colorido do que para nós.

HOMEM – 3 receptores de cor
PAPAGAIO – 4 receptores de cor
A MELHOR VISÃO: CAMARÃO MANTIS – 12 receptores de cor

 

  • PALADAR

Um dos animais com melhor paladar é o porquinho-da-índia. Ele sim sente bem o gosto dos alimentos pois suas papilas gustativas são duas vezes maiores que a de um humano.

HOMEM – 9 MIL papilas gustativas
PORQUINHO-DA-ÍNDIA – 17 MIL papilas gustativas
O MELHOR PALADAR: BAGRE – 27 MIL papilas gustativas

 

  • TATO

Não é nas patas que o elefante se compara ao homem em relação ao tato e sim na ponta da tromba. Essa é a parte do corpo onde se concentra o maior número de receptores nervosos. Nesse caso, somos muito parecidos com os paquidermes (que significa pele dura). Os receptores nervosos deles se concentram na parte do corpo usada para interagir com o mundo. Nos humanos as partes com maior concentração de receptores nervosos são as pontas dos dedos e a língua.

 

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.