Probióticos: Você Sabe O Que São

probioticos-probioticos

Cada vez mais pessoas, no mundo inteiro, confiam nos probióticos para a saúde do trato digestivo e do organismo em geral

O que são

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro.” Como função funcional benéfica no organismo, os probióticos têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controle do colesterol, de diarreias e redução do risco de câncer. Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurtes, ou podem ser encontrados sob forma de pó ou cápsulas.

Uma história

 

John Denver, de 46 anos, sofria de problemas intestinais crônicos. Após comer qualquer coisa gordurosa ou um pouco mais temperada, ele passava mal. Ele conta: “Um dia, minha esposa comprou uma dessas bebidas lácteas com lactobacilos que estão na moda. Achei o sabor agradável e passei a tomar todo dia, pela manhã. Senti o resultado em poucas semanas. Agora meu intestino funciona todos os dias e o estômago ficou bem menos sensível.”

Probióticos

Literalmente, “probiótico” significa “favorável à vida”. São bactérias do bem, cujas propriedades terapêuticas, comprovadas cientificamente, promovem a saúde, principalmente a do sistema digestivo.
O uso regular de produtos como Yakult, Activia, Actimel, iogurtes naturais etc. ajudam a restaurar o equilíbrio bacteriano do intestino, o que, por sua vez, melhora a saúde de forma geral, já que o intestino é considerado a raiz do nosso organismo.

O ingrediente do Yakult, o lactobacillus casei shirota, pode melhorar o funcionamento do intestino e ajudar a criar uma flora intestinal equilibrada. O Activia, da Danone, contém dan regularis, bactéria que também promove uma flora intestinal mais saudável e incentiva os movimentos peristálticos do intestino – o que auxilia quem sofre de “intestino preguiçoso”.

Cuidados

Para os consumidores, pode ser difícil determinar qual é o melhor produto probiótico. É próprio dos iogurtes comuns conterem microrganismos como o lactobacillus vulgaris, mas isso não assegura uma função probiótica no organismo. É preciso observar, nos rótulos de cada produto, que espécie de microrganismos ele contém e qual a concentração deles. Segundo exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quantidade mínima para os probióticos deve ficar na faixa de 108 a 109 UFCs (Unidades Formadoras de Colônias). Valores um pouco menores podem ser aceitos, desde que os fabricantes comprovem sua eficácia.

Alimentos saudáveis

Os especialistas em nutrição recomendam experimentar uma alimentação saudável e balanceada, antes de correr para a prateleira de bebidas lácteas do supermercado. Frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com a redução de alimentos gordurosos e de açúcar ajudam muito a manter saudável a flora intestinal e o funcionamento do sistema digestivo como um todo. Não adianta nada ingerir probióticos e ter uma dieta alimentar defeituosa.

4 Respostas

  1. gabriel disse:

    mto bom

    continue assim

    parabens!!!!!

  2. Monalisa disse:

    Muito interessante!!!!!!!! Adorei!!!

  3. bruna disse:

    Muito boom!!
    Achei bem interessante…..

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.