Verdade ou Mentira: Conhecimentos Gerais

verdade

Verdade ou Mentira

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: nesta nova seção do Você Sabia, apresentamos, semanalmente, 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, ao final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.

1. A penicilina foi descoberta através de longos estudos desenvolvidos pelos cientistas Toshiro Mifune e Akira Kurozawa da Universidade de Yokohama, no Japão, em 1955.

2. A temperatura de 0o C (zero grau centígrado) significa total ausência de calor, ou seja, o zero absoluto.

3. A maior profundidade oceânica é de 11.037 metros, no Oceano Pacífico.

4. A luz de uma das estrelas mais próximas da Terra demora mais de 8.000 anos para chegar até nós.

5. Em psicanálise, “aerofagia” é o medo de andar de avião.

6. Os ratos vivem apenas 2 anos.

7. William Shakespeare foi o mais notável escritor norteamericano, autor da famosa peça teatral “O Auto da Compadecida”, de 1645.

8. O nome de Dona Canô, mãe de Maria Bethânia e de Caetano Veloso, é Claudionor.

9. O apelido “Pelé”, do famoso goleador Edson Arantes do Nascimento, teve origem no nome de um goleiro.

10. Nosso corpo possui cerca de 100 milhões de células.

GABARITO Verdade ou Mentira: Língua Portuguesa

1. É mentira. O Português originou-se do Latim vulgar, falado no Lácio, uma região da Itália central. Muitas línguas derivaram do Latim vulgar e a última delas foi o Português. Por isto, a língua portuguesa foi chamada de “última flor do Lácio”, pelo poeta brasileiro Olavo Bilac.

2. É verdade. É o seguinte o ranking das línguas mais faladas do mundo:

1º. Mandarim – 1.051 milhões

2º. Hindi – 565 milhões

3º. Inglês – 545 milhões

4º. Espanhol – 450 milhões

5º. Árabe – 280 milhões

6º. Português – 250 milhões

7º. Bengalês – 171 milhões

8º. Russo – 145 milhões

9º. Francês – 130 milhões

10º. Japonês – 127 milhões

 3.  É verdade. O Português é falado no Brasil, Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

4. É verdade que o Português é uma língua latina, assim como o Espanhol, o Italiano e o Francês. Mas o Lituano e o Croata não fazem parte desse grupo. As línguas latinas são o Espanhol, o Francês, o Italiano, o Português, o Romeno, e as variações dessas línguas, como o Catalão, falado em Andorra e em parte da Espanha.

5. É mentira. As palavras citadas continuam todas acentuadas.

6. É mentira. Pelo contrário, a Reforma Ortográfica determina que, nas palavras compostas por prefixação e recomposição, passa a se usar hífen entre o prefixo e o segundo elemento, quando o prefixo termina com a mesma vogal pela qual começa o segundo elemento. Sendo assim, as grafias corretas das palavras citadas são “micro-ondas”, “anti-inflacionário”, “tele-educação” etc.

7. É mentira. Oxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a última. Ex: juá, pé, canapé, café, igarapé, mafuá etc. As paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Ex: abacate, alicate, referente, artimanha etc. Finalmente, proparoxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Ex: enciclopédia, teleférico, científico, árvore, peritônio etc. Observações: 1) Todas as palavras proparoxítonas levam acento agudo ou circunflexo. Não há exceções para esta regra. 2) A sílaba tônica de uma palavra não é aquela que é acentuada, mas sim a que é pronunciada com mais força. Ex: aba-CA-te, a-PE-lo, ar-ti-MA-nha etc.

8. É verdade. Apesar de todos os protestos, o trema foi abolido do nosso idioma.

9. A pessoa que fala vários idiomas é poliglota. Filólogo é o estudioso de línguas em geral; troglodita é quem habita em cavernas e polígrafo é a pessoa que escreve sobre vários assuntos ou então o aparelho também chamado de “detector de mentiras”.

10. Mentira. Capixaba é quem nasce no Espírito Santo; quem nasce na capital baiana é soteropolitano (salvadorenho é o natural de San Salvador, república da América Central); potiguar é que nasceu no Rio Grande do Norte. Finalmente, quem nasce no Acre não é “acreano” e sim “acriano”, porque, pela Reforma Ortográfica, as palavras com o sufixo “ano” e “ense”, derivadas de palavras que tenham, na última sílaba, um “e” átono, devem ter esse sufixo antecedido pela letra “i”. Complicado? As queixas devem ser encaminhadas à Academia Brasileira de Letras, a culpada por tudo isso…

 

3 Respostas

  1. Taylor disse:

    eu quase tive um infarte ao ler o do shakespeare

  2. Ricardo disse:

    A resposta 3, é dada como verdadeira, mas está totalmente errado. O arquipélago da Madeira e dos Açores, são parte integrante de Portugal. Por isso, designamos Portugal continental e insular.

  3. eu não sabia que um rato vive 02 anos

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.