Muito mais cedo do que você pode imaginar, estaremos em nossas casas, recebendo via e-mail as receitas de nossas vacinas contra gripe ou outros medicamentos, daremos um comando de impressão diretamente para nossas próprias impressoras biológicas 3D, e em poucos minutos teremos o material pronto para aplicação.
Há algum tempo atrás essa notícia nos soaria como “algo do outro mundo”, porém, com a tecnologia atual das impressoras 3D, as pesquisas que estão sendo feitas através da equipe do geneticista americano J. Craig Venter logo estarão prontas para testes.
Para quem nunca ouviu falar, as impressoras 3D já estão disponíveis para compra no mercado comum e já são utilizadas em grandes indústrias há algum tempo para a plotagem de peças. Com essa tecnologia, podemos fabricar peças de pequeno porte em casa, como objetos de decoração, brinquedos, ferramentas entre outros.
No caso das vacinas e outros medicamentos, Vetel assegura que ainda há alguns obstáculos a serem superados, como a pirataria ao qual estamos abertos diariamente através de spams vindos por e-mails o tempo todo, onde seguramente logo haverá um “mercado negro” dos remédios falsos sendo bombardeado via internet.
Na Wired Health Conference realizada em Nova York (EUA), evento onde Vetel e equipe apresentaram o projeto dos medicamentos em 3D, foi anunciado também o progresso nas experiências com um teletransportador biológico, que será enviado para Marte à procura de “DNA Marciano”, para que possa ter sua sequência remontada quando voltar a Terra.
E você, está preparado para o futuro?