Muitos ciclistas deixam de usar a bicicleta para se locomover na cidade por se sentirem inseguros no trânsito. Mesmo em locais onde há ciclovias, atravessar as ruas de bicicleta pode não ser exatamente seguro, o que acaba sendo um problema para quem pretende usar a bike como meio de transporte.
Para aumentar a segurança nessas travessias, a cidade de Aarhus, na Dinamarca, está testando uma nova tecnologia. A ideia é usar um chip com identificação por radiofrequência instalado nas bicicletas capaz de reconhecer quando o ciclista se aproxima de um cruzamento. Ao chegar a uma distância de 100 metros de uma sinaleira, o equipamento receberia uma mensagem para dar preferência à bicicleta, oferecendo mais segurança aos ciclistas.
A iniciativa ainda está em fase de testes, mas já foi implementada em 200 bicicletas na cidade e deverá ser testada em outras mil ainda este ano. Desde 2009, a cidade busca melhorar a mobilidade urbana através do programa Aarhus Cycling City, que já instalou mais de 50 pontos de aluguel de bikes na cidade. A previsão é de que, se a implementação do chip for eficaz, seu uso deve ser expandido, oferecendo prioridade em semáforos, estacionamentos e outros equipamentos.
Fonte: Hypeness
Imagens: Alcaldía de Aarthus