É Possível Trocar De Nome?

rg

Tem cada uma…      

É possível, sim. Aliás, há casos em que não somente é possível, mas é também indispensável. Casos absurdos, como o daquele caipira que chegou ao cartório e disse que queria trocar de nome. “Bem, podemos providenciar isso, mas o senhor vai ter que trocar todos os seus documentos, vai dar trabalho danado!”
– explicou o escrivão. Meio encabulado, o matuto disse: “Faz mar não, dotô! No meu caso, carece trocar de quarquer jeito!” Curioso, o funcionário perguntou: “Ah, é? E como é o seu nome?” Mais encabulado ainda, o caipira respondeu: “É Antonho Cocô, sim sinhô…” Esforçando-se para conter o riso, o escrivão concordou: “É… O senhor tem razão, ninguém pode se chamar Antônio Cocô. Mas, me diga, por qual nome o senhor quer trocar?” Com um sorriso vitorioso, o capiau respondeu: “Por Chico Cocô, sim sinhô!…”

Nomes absurdos

Pois é, o caipira não gostava mesmo era do “Antônio”, o resto estava ótimo… Isso foi só uma piada, mas há casos reais, registrados em vários cartórios brasileiros. Veja alguns exemplos incríveis: Agrícola Beterraba Areia Leão – Abxivispro Jacinto – Amável Pinto – Colapso Cardíaco da Silva – Gerunda Gerundina Pif Paf – José Catarro Marques da Silva – Maria Privada de Jesus – Otávio Bundasseca – Padre Filho do Espírito Santo Amém – Um Dois Três de Oliveira Quatro – Vicente Mais ou Menos de Souza… e muitos outros.

Como trocar o nome

 

Primeiro, é preciso saber que a lei só permite trocar de nome uma única vez. Ninguém pode trocar de nome quantas vezes quiser, porque o nome é uma forma de identificar uma pessoa em virtude de um crime, por exemplo. De modo geral, o nome de alguém é imutável, vale para o resto da vida. Existem, porém, algumas exceções. É necessário contratar um advogado, abrir um processo e o julgamento pode levar até seis meses.

Razões para a troca

 

Alguém muito conhecido pelo apelido tem direito de acrescentar o apelido na certidão ou até de trocar o prenome. Por exemplo, Luiz Inácio da Silva foi trocado por Luiz Inácio Lula da Silva; Maria da Graça Meneghel poderia ser trocado por Maria da Graça Xuxa Meneghel ou até por Xuxa Meneghel; Édson Arantes do Nascimento poderia virar Édson Arantes Pelé do Nascimento e assim por diante.

 

Outros casos

 

  • Pessoas ameaçadas de morte

 

  • Homônimos (pessoas com nomes iguais)

 

  • Falsos nomes estrangeiros: pessoas cujos pais, por ignorância, registraram seus nomes estrangeiros erradamente. Maicon vira Michael; Uóxinton vira Washington, Cheron vira Sharon e Sthefany vira Stéphanie
  • Motivo de bullying: nomes que lembrem palavrões ou sejam ridículos. No tempo daquela campanha pelo uso da camisinha (lembram?), muitos Bráulios trocaram de nome…

13 Respostas

  1. João da Silva disse:

    Ia ser tão bom se publicassem aqui o número da lei pra facilitar a pesquisa da gente…

  2. Cícero Rodrigues disse:

    Bom saber disso, pois pretendo trocar meu nome. Vejam só: meu nome é DYONNE, registrado erradamente, pois deveria ser JOHNNY. Um erro que eu considero absurdo.

  3. LUIS MIKOSZ disse:

    PARA QUEM QUISER SABER … TRATA-SE DA LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973., EM 1988 O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FEZ UMA ALTERAÇÃO, AUTORIZANDO A COLOCAÇÃO DE APELIDOS JUNTO AO NOME. ESSA É A LEI Nº 9.708, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1998.

  4. Nadia Jake disse:

    Muito bom saber disso…porq existe cada nome que os pais registram as crianças.
    Mas enfim eu gosto do meu nome…

  5. Astrogildo disse:

    ainda bem que não tenho este problema, sou feliz comigo e com o meu nome!

  6. victória disse:

    Ainda bem que meus pais tem cabeça pra coloca um nome de verdad!acho muito legal(na verdade foi minha tia que escolheu…que bom)meu nome ser latim e significa”ela que vence”bem meu ia me chama de nick e minha mãe de jana(ela podia no minimo ser jane do que jane né?)mais fala serio colapso nervoso da silva tão de brincadeira!rsrsrsrsrsrsrsrsrs!

  7. Marusa Latoxima disse:

    Tenho orgulho do meu nome

  8. leticia disse:

    posso mudar o meu nome só pq não gosto?numca gostei

  9. Cinthia Viegas disse:

    meu nome é cinthia de oliveira viegas mas ninguem me chama assim, por causa da briga continua dos meu pais na hora de escolher meu nome todos me chamam de “lolo” de lorena minha mãe quiz cinthia e meu pai lorena e foi o lorena que pegou. me incomodo com isso, pois estou tão acustumada que quando me chamam pelo meu nome mesmo eu se quer olho, (força do hábito) e agora é possivel mudar meu nome?

  10. maria paixão disse:

    eu detesto meu nome ,sempre sofri com as piadinhas paixão cara de chão,cara e caixão e assim por diante ,na escola eu sempre ouvia essa zombaria,
    depois que cresci a zombaria continua, só que agora é pior ,meu nome é simples
    maria paixão ,mas pra zoar com a minha cara as pessoas chamam maria da paixão,só pra me humilhar.
    se eu podesse trocava esse nome ridiculo.

  11. Rachel disse:

    Olá! Eu me casei e acrescentei ao meu nome o ultimo nome do meu marido. Na hora de optar por adotar ou não seu sobrenome, ele não fez questão de nada, mas os meus parentes que estavam comigo no cartorio começaram a opinar. Cada um dizendo uma coisa e na hora não tive muito tempo de pensar, eu estava muito nervosa. Hoje vejo que não gosto do meu nome como ficou e gostaria de modificar meu sobrenome, retirando dele o nome do meu avô, deixando somente o do meu pai e acrescentar os dois sobrenomes do meu marido. Isso é possível? Como devo proceder? Tenho apenas 1 ano de casada.
    grata,
    Rachel

  12. Vilsana disse:

    Olá quero muito acrescentar o Viviane em meu nome, que seria Viviane mesmo,mas o ABENÇOADO do MEU PAI colocou este NOME VILSANA em mim…… pq viu num livro….. =/,meu apelido é Vivy ou Vih,como as pessoas me chamam… Sofro muito… com isso =( já até fiquei com depressão…. como eu já tenho 27 anos vou até deixar o Vilsana e acrescentar o Viviane,como seria meu nome mesmo,q minha mãe escolheu. Na época minha mãe ficou muito brava com meu pai..brava mesmo até hoje.
    Isso me prejudica..
    Eu até gosto do meu nome ..mas as pessoas falam coisas…=(
    ai gostaria de deixar Vilsana Viviane.

    Um abraço e tchau.

  13. Denis disse:

    Só pelo meu nome já dá pra perceber porque quero mudar meu nome, né?

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.