Criado por duas jovens engenheiras suecas, o Hövding é um equipamento de segurança revolucionário para os ciclistas: um capacete invisível que funciona como um airbag. O equipamento é ergonômico e prático, é discreto e combina com tudo o que o ciclista está usando.
Funciona como um colar ao redor do pescoço onde o airbag está dobrado, ou seja, você só vai vê-lo funcionando em caso de acidentes.
O mecanismo de disparo é controlado por sensores que captam movimentos anormais de um ciclista no momento de uma colisão ou queda.
A única parte visível é o “colar” que na verdade é o próprio airbag protegido por uma capa que o usuário pode mudar conforme a sua roupa e quando acionado, o capacete tem o formato de um capuz, que envolve e protege a cabeça do usuário.
O airbag é feito de um nylon ultra-resistente que não se rasga em atrito com o asfalto. Ele leva 0,1 seg para se inflar completamente, garantindo que esteja totalmente cheio antes do impacto do ciclista. A pressão do equipamento fica instável durante vários segundos permitindo a segurança do usuário mesmo com múltiplos impactos em um mesmo acidente.
Para inflar o airbag um mecanismo insuflador de gás a frio é utilizado com gás Helio que é acionado através de sensores – acelerômetros e giroscópios – que captam movimentos anormais de um ciclista em movimento.
Todos os componentes estão inseridos no interior do “colar” que tem seu peso totalmente distribuído de forma a não afetar as costas quando o ciclista está em repouso em cima da sua bicicleta.
Essa capa é lavável e pode estar sempre como nova bastando para isso retirá-la através de um zíper.
O capacete Hövding possui ainda um botão de liga/desliga, LED indicador do nível da bateria, porta USB para recarga, e ainda uma “caixa preta”, dispositivo que grava 10 segundos do período do acidente para que possa servir de análise para melhorias no produto.
Por enquanto o produto só está disponível para venda na Europa e custa aproximadamente R$1.200,00
- VEJA O VÍDEO