Depois de permitir ligações gratuitas pela internet e abalar a idéia de telefone fixo, o Skype prepara-se para chacoalhar a telefonia móvel.
Foi anunciado oficialmente ontem o Skypephone, aparelho criado pela Qualcomm e chega ao mercado europeu por uma parceria entre a empresa de software e a operadora 3.
Muito parecido com um celular convencional, o Skypephone faz ligações gratuitas e troca mensagens pela internet pelo software Skype, e também liga para celulares e fixos. É compatível com 3G, tem câmera digital de 2 megapixels, MP3 player, 16 MB de memória (aceita 1GB por cartão micro SD) e pesa 86 gramas.
Os primeiros modelos são em preto ou branco com detalhes em azul ou rosa. R$ 200
O Skypephone começa a ser vendido nesta sexta-feira na Grã-Bretanha por 49,99 libras (cerca de 200 reais). Em breve, também chega às lojas de outros seis países onde a 3 opera: Austrália, Itália, Hong Kong, Suécia, Dinamarca, Áustria e Irlanda.
A expectativa de Skype e 3 é vender algumas centenas de milhares de Skypephones ainda este ano, e aumentar as vendas para milhões nos próximos dois anos.
A Skype, que em 2005 foi comprada pelo e-Bay por 4,3 bilhões de dólares, acredita que o lançamento fará crescer ainda mais o número de usuários cadastrados, que já é de mais de 246 milhões, porque o aparelho dará acesso ao serviço Skype àqueles que ainda não dispõem de computador ou notebook.
Versão sai este mês
A versão 3.6 do Skype será lançada neste mês e permitirá transmissão de vídeo com imagens mais nítidas, com resolução 640 x 480 pixels em até 30 frames por segundo para conexões em banda larga (384 Kbps ou superior).
Os brasileiros vão precisar de webcams certificadas pelo Skype para usar o serviço. A Logitech foi a primeira a certificar webcams para o serviço.
Segundo o Wall Street Journal, o Google se aproxima de fabricantes e operadoras com planos de celulares que ofereçam software Google.