Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros cresceram para 74,9 anos.
Comparado a 2002, a expectativa era de 71 anos. Com isso, muitos idosos sentem-se mais motivados a cuidar da saúde e em manter uma vida mais saudável e ativa.
A Fisioterapia geriátrica, por exemplo, vem sendo uma técnica bastante reconhecida e utilizada para beneficiar o bem estar dos idosos, uma vez que contribui com diversos fatores corporais como:
- Maior capacidade de locomoção e equilíbrio;
- Coordenação das funções;
- Aumento da força muscular;
- Aumento das funções da memória do idoso;
- Garante a independência e o conforto na realização de atividades;
Neste caso, a prática home care é ideal para os idosos que tem receios e dificuldades em se locomover até mesmo em uma clínica de fisioterapia. O método é realizado dentro da própria casa dando maior comodidade e empenho ao paciente.
Contudo, juntamente com a fisioterapia domiciliar, outras práticas são importantes para manter uma vida mais prazerosa e saudável. Vejam a seguir sete dicas que podem contribuir com uma vida mais prazerosa e saudável:
- 1. Aprenda algo novo
Nunca é tarde para descobrir coisas novas. Procure atividades diferentes que podem despertar novas aptidões, como, por exemplo, teatro, dança, aula de línguas ou trabalhos voluntários.
- 2. Alimente-se bem
Abuse de frutas, verduras e legumes, eles ajudam a combater o processo de desgaste das células que nos faz envelhecer. Alimenta-se com o intervalo de, no máximo, 3 horas em 3 horas.
- 3. Movimente-se
Exercícios trazem diversos benefícios a saúde. Busque uma atividade que lhe dê prazer ou simplesmente saia de casa, caminhe ao ar livre. Invente um passeio, mesmo que seja a um local do bairro como de costume;
- 4. Exercite a mente
Mantenha o cérebro ativo com atividades que force a mente a pensar, busque atividades como, ler, escrever, mexer com as mãos etc.
- 5. Faça exames regulares
Realize, pelo menos, uma vez ao ano um check up em sua saúde. Verifique se tudo está em ordem. Problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, podem ser tratados com sucesso se detectados precocemente.
- 6. Durma bem
O tempo de sono não é igual para todos e nem para todas as idades. Precisamos dormir bem em todas as idades. Procure descobrir qual é seu tempo necessário de sono. Problemas como depressão, perda de memória ou no sistema imunológico serão evitados.
- 7. Evite o stress
Ser otimista ajuda a evitar o stress e, consequentemente, apresentam menos sinais de envelhecimento. Cultive o bom humor e poupe sua saúde emocional.
Envelhecer gera diversas fragilidades e cuidados. Portanto, siga com uma vida saudável de forma responsável e consciente. Zele por sua existência, assim, verá ao longo do tempo, que todos os esforços para a vitalidade valeram a pena.
Post Colaborativo SP Home Care