Como Funciona a Panela de Pressão?

panela

A água ferve normalmente a 100º C, ao nível do mar e num recipiente aberto. Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições, a temperatura continuará a mesma. Se você mantiver alta a chama de gás, depois que a água já estiver fervendo, estará apenas desperdiçando gás. O que estiver dentro da água levará o mesmo tempo para cozinhar. O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água. É possível, entretanto, tornar a água mais quente que 100º C, aumentando a pressão. É o que fazem as panelas de pressão. Como são recipientes fechados, conservam o calor e a pressão aumenta. Nessas panelas, em vez de ferver a 100º C, a água (e o vapor) atinge temperaturas mais altas, cerca de 120º C. Evidentemente a carne, batata e feijão ou qualquer outro alimento cozinham muito mais depressa. Como o vapor exerce uma pressão considerável, as panelas possuem válvulas de segurança que funcionam quando a pressão atingir um ponto perigoso.

panela22.gif

Na figura acima você tem um esquema de uma panela de pressão: ela tem uma tampa, vedada com uma argola de borracha; no centro da tampa há uma válvula, que é mantida fechada por um pino relativamente pesado, mas que pode movimentar-se para cima, permitindo a abertura da válvula; há também uma válvula de segurança, que só abre em situações extremas, quando a válvula central estiver entupida e houver perigo de explosão.
O alimento é colocado na panela, como uma certa quantidade de água. A panela é fechada e levada ao fogo. O calor da chama aquece toda a panela, elevando a temperatura da água até que ela ferva. Como a panela é totalmente fechada, o vapor d’água que se vai formando não pode dispersar e a pressão interna da panela aumenta: torna-se maior que a pressão atmosférica.
O aumento da pressão faz com que a água no interior da panela entre em ebulição, a uma temperatura acima de 100º C. A pressão do vapor d’água, porém, aumenta até certo limite. Superado esse limite, ela se torna suficientemente elevada para que o vapor levante o pino da válvula central e comece a sair da panela. A partir desse momento, a pressão do vapor se estabiliza porque é controlada pelo escapamento do vapor através da válvula. Em conseqüência, a temperatura no interior da panela também não aumenta mais.

panela40.gif

A panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin, que publicou em 1861 uma descrição do equipamento, denominando-o digestor. Numa reunião de cientistas da Royal Society, Papin demonstrou que o seu invento era capaz de reduzir ossos a gelatina comestível. Atualmente, esse recipiente é empregado não só nas tarefas domésticas, mas também nos hospitais (sob a forma de autoclaves para esterilizar material cirúrgico), na industria de papel (como digestor para cozer polpa de madeira) e nas fábricas de conservas alimentícias.
No cozimento da polpa de madeira, por exemplo, a pressão obtida por um digestor possibilita reduzir as lascas até que as fibras se soltem o suficiente para fabricar o papel. Nos hospitais, as altas temperaturas das autoclaves permitem esterilização mais segura. Nas fábricas de conservas, o cozimento sob pressão garante melhor preservação dos alimentos, eliminando maior número de bactérias.

67 Respostas

  1. Camila disse:

    Olá!! Nossa adorei a sua explicação!! Parabéns! vc manja no assunto viu, esclareceu todas as minhas dúvidas. E acho q vou me dar muito bem neste trabalho graças a vc !
    Obrigada!
    bjus e continue assim! vc merece muitos elogios viu!
    Boa Semena

  2. marcinho disse:

    a melhor esplicação que encontrei

  3. Jônathas disse:

    Olá!
    Muito boa a explicação!!!
    Parabéns…

  4. José disse:

    Ótima a explicação!!!
    Mas, ainda tenho dúvidas:
    Tem-se a válvula de segurança que é o dispositivo que deve ser acionado, caso aconteça algum problema no funcionamento da panela.
    Mesmo tendo esse dipositivo, ainda há probabilidade de explosões em panelas de pressão??? Como que pode acontecer, sendo que a função desse dispositivo é exatamente isso, impedir explosões???

    Abraços…

  5. CELSO disse:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE O RISCO (EXPLODIR UMA PANELA )

  6. Pablo disse:

    Eu não sabia que, depois que a água ferve para cozir o alimento
    não importa se a temperatura estará mais baixa ou não, o alimento será cozido do mesmo jeito. Com essa dica, acho que vou poder economizar o gás aqui em casa, valeu.

  7. emanuelle disse:

    adorei a explicação era o que eu estava procurando

  8. vanessa e tais disse:

    ajudou muito no meu trabalho!!!!!!!1

    brigaduu

    bejo

  9. emerson disse:

    este e um texto facil de ser compreendido

  10. ines disse:

    Obrigado por ter explicado direitinho sobre panela de pressão!!!!

    Sua explicação ajudou muito no meu trabalho de Ciências

    bjus

  11. Tayna Mariel disse:

    VCs estao de parabens
    eu nao estava achando nenhuma explicaçao como essa em outro local da net
    Muito obrigada
    bjussssssssss
    vlw

  12. Stefany disse:

    Oii
    Sua explicação me tirou do sufoco.
    Ajudou-me com um trabalho complicadissimo de quimica;

    Obrigado!!

    BeijOOos

  13. mauricio disse:

    e sempre bom encontrar sites inteligetes e este e um deles onde podemos tirar nossas duvidas e crescermos a cada dia, abraços.

  14. Rafaela disse:

    Valeu! me ajudou pra caramba! 😀

  15. LáH disse:

    NOOSSA,muitíssimo obrigada por essa sua explicação …
    com esse trabalho eu vou me livrar da recuperação de Física!

    😀

  16. karina forini disse:

    adorei o comentario é sempre bom saber disto porque eu nao sabia mas agora eu ja aprendi tenho um pouco de medo mas e sempre ter cuidado….
    valeu abraços….

  17. Marcelo disse:

    Ótima explicação!!! Parabéns!!!!!

  18. Lara disse:

    estou no 9º ano e precisei fazer uma pesquisa de quimica, e era disso que eu precisava.

    Obrigada pela ajuda.

  19. Matheus Tonani disse:

    Valeu,essa explicassão mi ajudou muito no trabalho da Escola de Ciências vlw mesmo cara.

  20. raylane disse:

    muito ótimo

  21. Larissa Cruz disse:

    Gostei muiiito ajudou a fazer meu trabalho o PROBLEMA foi desenhar essa panela mas saiu legal
    bjus me add no meu orkut
    [email protected]

    bye

  22. Luiz Roberto Nascimento disse:

    Acaba de ocorrer uma explosão da panela de pressão que destruiu fogão novo, adquirido no natal e a tampo furou parte do teto de placas plasticas. Minha sugestão é revisar sempre a borracha e válvula da panela de pressão, para evitar novamente… correto?

  23. Bruno disse:

    Perfeito a Explicação

  24. tomas de ortinerti de crusch disse:

    muito legal essa explicação sobre a panela de pressão

  25. eduardo disse:

    obriga do pela explicação

  26. toninho disse:

    eu não encontrei esplicações sobre a pressão de trabalho da panela quando a agua entra em ebulição.
    no aguardo
    muito obrigado

  27. Euzin disse:

    Poxa muito bom Parabens!!!

  28. aline disse:

    Eu acho que a publicação e especinalmente exemplar e efeciente quanto ao tal assunto. parabens ao elaborador dessa magnifica obra de arte.meus agradecimentos.

  29. adryano disse:

    recentemente comprei um fogão de alta chama,quando coloquei a panela no fogo a valvúla de segurança abriu.O que pode ter ocasionado a atuação dessa valvúla.

  30. ysac leando de faria disse:

    foi muito bom poderia ter sido melhor a pesquisa sobre a panela de pressão você ter esclarecido melhor

  31. Ana disse:

    Sou casada ha vinte anos e até hoje morro de medo de panelas de pressão,pois ja vi o estrago de muitas que explodiram na casa de conhecidos,algumas pessoas deixaram a panela no fogo e entraram no banho e esqueceram da panela no fogo,ela explodiu,e acabou com o fogão afundando a mesa dele,além do alimento e a tampa desaparecer no ar e ngm achar depois,outras fizeram estragos em telhados e paredes,geralmente,é erro humano,excesso de água e alimentos,pino entupido,panela cheia demais,esquecimento da panela que provoca acidentes.No meu caso,por ex,usava uma panela de marca bem conhecida,com uma válvula vermelha na tampa,bastava pegar pressão a panela que a válvula subia,e vazava o alimento por ela,ficando impossivel cozinhar,n entendi o pq disso,se n ultrapassava o limite líquido e sólido dos dois rebites do cabo do lado de dentro da panela,acabei por encostar essa panela e comprar outra de marca inferior,que durou cerca de um ano,até,soltar o cabo na minha mão após soltar a pressão depois de um cozimento.Tem gente que coloca a panela debaixo da torneira ligada após tirar do fogo,sinceramente,eu acho isso muito arriscado e perigoso,eu não faço isso,espero pacientemente ela terminar a pressão,o que continua cozinhando o alimento,e quando estou com muita pressa,levanto o pino com um garfo algumas vezes,pro ar ir evaporando mais rápido.A dica do fogo alto eu ja sabia,sempre que pega pressão eu abaixo o fogo da panela,pq além de cozinhar rápido demais,pode queimar os alimentos mais rápido tb,geralmente o tempo da carne bem cozida,é de uma hora,de feijão quarenta a cinquenta minutos sem molho prévio,alimentos como batata,cenoura,vinte a trinta minutos.Ainda hoje depois de muito tempo,ainda tenho cisma e receio com panelas de pressão,para mim são como um tipo de bomba,um tipo de granada,que pode explodir,se n for bem manuseada com cuidado.

  32. Paulo disse:

    tem muita informação…

  33. wall disse:

    essas informações são otimas !!!!!!!!

  34. É relativamente nova , uso muito pouco e ja tem defeito, ja troquei a borrachas varias vezes. Alguem sabe me diz o que pode ser ?

  35. A minha é relativamente nova , uso muito pouco e ja tem defeito,pois nao faz pressao. ja troquei a borrachas varias vezes. Alguem sabe me diz o que pode ser ?

  36. Isabela disse:

    Adorei ajudou muito aqui em minha casa , por isso descobrimos que houve a exploso em minha, mas gracas DEUS fico tdo bem e nme se machucou.

  37. Fatima disse:

    Esse cara aí de cima deveria se chamar Ysac Lesado de Faria, mais explícito do que isso?…Será que ele consegue esclarecer melhor?

  38. alessandra disse:

    cara, me ajudou muito !
    parabéns, explicação bem clara e fácil de entender
    obg.

  39. J=oão Marcos Preato disse:

    Ótima a prévia explicação, auxiliou um tanto em minha pesquisa escolar.
    Obrigado pela desenvoltura do texto, e da presente articulaçao literaria do feitor.
    Valeu
    joao marcos 15 anos/ jaguaré-ES

  40. Karoline disse:

    amei parabéns
    vou me sair bem no trabalho da escola

  41. nao disse:

    Achoo paia veey’!

  42. leticia disse:

    olha esse comentario me ajudou muito só ficou uma duvia por que foi inventada a panela de pressão?
    obrigado

  43. josé fernandes disse:

    gostaria de saber se o cosimento da sardinha para conserva se efeito em panela depressão comum. se não é como e feito . Obrigado.

  44. keu disse:

    Se a válvulo de segurança foi assionada, poderei usar a panela depois se problema?

  45. Glenda disse:

    adorei a explicação. Parabéns!

  46. João Carlos disse:

    Boa tarde! Excepcional esclarecimento a respeito do funcionamento do utensílio. Estou muito satisfeito e mais sabedor deste assunto. Parabéns pelas descrição e exposição tão claras do produto e sua finalidade!

  47. karoline disse:

    vocês fizeram uma coisa muito criativa que muitas pessoas gostaram e jamou muita atenção e emtereca a muitas pessoas eu adorei muito

  48. elis disse:

    vlw aê muito bom

  49. Fabi disse:

    Muito obrigo por essa sua explicação, ajudou não só a mim, mas tambem a outras pessoas, continue assim q vc vai longe, um abraço.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.